Concurso Ibérico de bolos de noiva

Este foi o bolo que criei para o concurso ibérico de bolos de noiva, "Casamento Zen", que ficou em segundo lugar. Todos os elementos do bolo têm uma simbologia própria.


Explicação dos elementos do bolo:

Postura de lótus
O lótus é essencial para a prática da ioga. Desenvolve-se por meio de práticas avançadas de meditação que requerem a observância de uma posição específica do corpo, mormente a posição sentada que é denominada “Padmasana” ou “Postura de Lótus” na qual os pés são colocados sobre as coxas do lado oposto. Acreditam que a posição do lótus “propicia” o aumento da consciência interna e induz a calma profunda.
Mandalas
Os símbolos sagrados conhecidos na Índia como Yantras e no Tibet como Mandala, tem o poder de, através da fixação dos olhos em seu ponto central, auxiliá-lo em meditações, paz interior e reconhecimento da sua iluminação no momento.

Elefantes
São a montaria dos reis. Simbolizam, dessa forma, o poder de reger. A paz e a prosperidade são o efeito desse poder estabelecido. É o símbolo de estabilidade e imutabilidade. A ioga costuma atribuir o elefante a um dos chakras (muladhara), que corresponde ao elemento terra.


Bambu
Simboliza juventude eterna e força indómita. O bambu ensina-nos que não devemos desistir facilmente dos nossos projectos e sonhos. Devemos cultivar sempre dois bons hábitos: a persistência e a paciência, pois merecemos alcançar os nossos sonhos. “É precisa muita fibra para chegar às alturas e, ao mesmo tempo, muita flexibilidade para se curvar ao chão”.
Flor de lótus
Os povos orientais têm esta flor como símbolo da espiritualidade pois acreditam que ela desabrocha aqui na Terra após ter nascido no mundo espiritual. É o símbolo da expansão espiritual, do sagrado, do puro. Apesar de suas raízes estarem na profundidade sombria deste mundo, sua cabeça está erguida na totalidade da luz. Ele é a síntese viva do mais profundo e do mais elevado, da escuridão e da luz, do material e do imaterial, das limitações da individualidade e da universalidade ilimitada, do formado e do sem forma, do Samsara e do Nirvana.



Jardim Zen
Os jardins Zen são áreas decoradas com areia, rocha, cristais, fontes de água ou outros elementos naturais e são usados por monges Zen para meditação.
Areia - repele as energias negativas e dá-nos paz e estabilidade.
Água – fonte de vida.
Pedras - representam as experiências vitais pelas quais todos temos que passar
Velas - são o símbolo da luz e da fé, e o símbolo por excelência da alma individual. É uma parábola da vida e do ser. Ela expressa de maneira especial a relação íntima entre o espírito e a matéria.
Namasté!

1 comentário:

BoloseMimos disse...

Está lindíssimo e divinal!Parabéns Catarina!